Uniforme: Identidade de seu negócio


Autor: EDMUNDO FLOSS *


Você vê o uso de uniforme como obrigação, comodidade na economia de suas roupas próprias ou como uma forma real de “vestir a camisa” do seu negócio ? Considerado imposição por algum, a utilização de uniforme é uma excelente jogada de marketing valorizando não apenas o nome ou a empresa, assim como também o profissional. O uniforme pode ser visto como o cartão de visita do seu serviço e, portanto, conservá-lo é um item essencial para o sucesso na carreira. Ou você acha que vem de onde a palavra uniformização ?

Para seu conhecimento, “uniforme” é um composição das palavras única e forma, ou seja formato único, formato único ou idênticos entre si. A história dos uniformes vem desde os princípios da humanidade quando o homem sentiu necessidade de se vestir para abrigar do frio ou dos arranhões levados nas cavernas e florestas. Definir cor foi o próximo passo para saber quem era amigo ou não.

A utilização dos uniformes também remonta os exércitos desde os tempos antigos. Povoados na época cristã também se vestiam conforme as tradições aldeãs. Desde a Revolução Industrial, os empresários acharam por bem utilizar-se do uniforme para proteger membros dos funcionários. A partir daí surgia a uniformização nas empresas, escolas e até times de futebol. E note bem o que o futebol nos ensina: não é em um simples relance que reconhecemos o time representado por determinado jogador ?

Saúde - A utilização de uniformes no setor de saúde é exemplar nos dias atuais. O branco fez com que muitas clínicas médicas, odontológicas e laboratórios utilizassem-se de criatividade para distinguir o seu profissional. A utilização de jalecos ou blazers ajudam a distinguir o tipo de serviço oferta, como uma clínica médica ou um laboratório de análises.

Para a funcionária, é bom porque elimina aquela dúvida cruel:
- Com que roupa vou trabalhar hoje?
O que vestimos tornar-se nosso cartão de visitas e reflete parte da personalidade da pessoa e da empresa. Hoje também estamos vivenciando uma revolução dos uniformes e aqueles modelos tradicionais estão dando espaço para trajes mais elaborados e fashion.

Conserve e se uniformize - Como lembrado anteriormente, se a sua empresa lhe deu um uniforme ela busca primeiro manter sua imagem no mercado e, segundo, que você seja parte de uma uniformização corporativa. Assim, conserve-o e nada de querer fazer um detalhe para que você se destaque diante dos demais. Fendas na barra, colocação de botões extras, mangas cortadas ou dobradas, barra da calça por fazer... Nós não estamos numa competição, passarela de desfile ou no halloween. A ordem é seguir o figurino como a empresa determina.

Portanto, a dica: não comprometa a imagem da empresa com roupas amassadas ou má conservadas. Assim, você realmente “não estará vestindo a camisa do negócio”.


* EDMUNDO FLOSS é analista, consultor e palestrante motivacional na área de atendimento, com ênfase na odontologia, tendo por mais de 15 anos assessorado clínicas e consultórios odontológicos das regiões sul, sudeste e centro-oeste brasileiras. Possui um nome conceituado na área de endomarketing.
Site: http://edmundofloss.blogspot.com

.


 
Dentistas.com.br

Google