Ambição com Resignação



Ambição com Resignação

Parece loucura, um paradoxo falar sobre ambição com resignação. Pois sim, vos digo que está fórmula quando bem executada pode transformar vidas gerando muito sucesso.

Segundo o dicionário Michaelis:
Ambiçãos.f. (lat. ambitione) 1 Desejo de riquezas, de poder, de glória ou de honras. 2 Aspiração, desejo veemente, pretensão. 3 Cobiça.

Resignaçãodo latim resignare, s.f. (resignar+ção) 1 Ato ou efeito de resignar ou resignar-se. 2 Cedência voluntária. 3 Demissão voluntária da graça recebida ou do cargo exercido; renúncia. 4 Sujeição paciente às amarguras da vida; conformação com a dor física ou moral; paciência no sofrimento. 5 Ecles. Demissão de um benefício ou cargo eclesiástico nas mãos do colador ou do papa.
Se perceberem, em outros artigos, falo muito sobre AÇÃO. Isto não é coincidência, é intencional. Tudo no universo é AÇÃO. O próprio vocabulário humano está repleto do sufixo AÇÃO. Para que qualquer coisa se manifeste – aconteça – é necessário que haja AÇÃO.

O porém da sociedade atual é que confundimos o conceito de AÇÃO. Nós nos auto-entitulamos “O Pensador”, e neste caso quem pensa é a mente. A mente acredita ser o SER, mas não é, ou seja, nós não somos uma mente pensante, a mente não é o SER e sim o instrumento de manifestação do SER, que é o não manifesto, o verbo – o que existe por trás do físico, o não físico – o Espírito.

Em um próximo artigo podemos nos ater mais neste assunto à cerca do SER. Hoje só toquei na questão do SER para fazer entender que a nossa AÇÃO por milênios vem sendo feita de forma totalmente equivocada, baseada na mente e não no SER que na imensa maioria de nós ainda encontra-se perdido no fundo de nosso âmago. A verdadeira AÇÃO, o verdadeiro Yoga (excelência na AÇÃO) vem do SER.

O TAO - filosofia oriental milenar – tem como fundamento o wei wu wei (爲無爲 ou 为无为) , a “acção sem acção”. É disso que falo quando digo “ambição com resignação”. O próprio conceito destas duas palavras foi muito deturpado com o uso e por conseguinte na própria definição dos dicionários.

Ambição - não é necessariamente sinônimo de cobiça como na definição 3 do dicionário, ela só se torna cobiça quando a finalidade não é nobre. Ela como essência é o que a definição 2 diz, “aspiração – desejo veemente”.

Resignação - absolutamente não é inércia, pelo contrário é um estado de profunda presença interior onde se “age sem agir”, um estado de aceitação ao que é, as situações da via, sem conflitos e sofrimentos, um estado de graça que transcende o mundo. É nela que mora a “acção sem acção”, onde se ambiciona profundamente o que verdadeiramente necessitamos, sem atropelos, seguindo o fluxo natural das coisas, sem o sentimento de separação e vazio que nos impõe o impostor, o EGO. É um estado profundamente criativo sem opositores.
As Artes marciais nos ensinam a usar a força dos opositores contra eles mesmos. Isso na maioria das vezes ainda se aplica à Dimensão Física. No caso da Dimensão Espiritual também, mas pelo fato de que se não entrarmos em sintonia com os opositores, não teremos opositores, como dito, “Quando um não quer dois não brigam”.

A resignação é o que nosso mestre nos ensinou apesar de ser um homem de profunda coragem e AÇÃO, “Dê a outra face”.

Ambicionem a excelência no seu trabalho, sigam em frente, mas não se deixem seduzir pelas tramas do EGO. Existem duas que ele adora, o Orgulho e a Vaidade. A excelência está no bem servir, no se importar profundamente com o próximo – nossos pacientes, e não no sentimento onipotente de se auto-entitular excelente, onde nos tornamos o próprio foco de nossa Idolatria – o “Narciso”. Este sentimento não une, não religa à fonte, mas sim separa-nos mais, joga-nos em um buraco sem fundo.

Para que possamos voltar a ser o SER, precisamos da Ambição com Resignação, neste contexto que vos apresento, desejando excelência em prol do SER, sem brigar com o que é.

Não importa se o que esteja vivendo neste momento não seja bom, não brigue com isto, não deposite sua preciosa energia no que te aflige, pratique a presença, a ação sem ação, observe seus problemas como um espectador vê a TV. Proteja sua emoção, não se desespere. É isto que o EGO quer, te desesperar para que perca ainda mais a conexão com a fonte, o SER.

Dê um tapa com luva de pelica nele, ele é um impostor, quer ser o que não é, criação querendo ser CRIADOR, um perdido, desorientado querendo impor sua fraqueza sobre você, você é o reflexo do SER ETERNO com um potencial extraordinário, não é a mente. A mente da forma que ela tem se apresentado, como seu próprio nome já diz é uma mentira, ela só mente, mente, mente ... É uma total ilusão. Não se iluda por ela alucinando-se pelas riquezas mil deste mundo, siga o que nosso mestre nos ensinou:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam”
Quando ele fez esta recomendação, não afirmava que as riquezas eram essencialmente más, o apego a elas é que é mau. A riqueza virá na medida da sua necessidade. Os grandes reis e profetas tinham muitas posses materiais, mas não tinham apego a elas.

Busque a verdadeira pedra filosofal dos antigos alquimistas, transforme o metal bruto que está dentro de você em ouro. Não se importe com o as tribulações, vença-as.
“É no fogo que se prova o ouro”
A Ambição com Resignação é:
“Primeiro procurai o reino dos céus e o restante vos será acrescentado”.
É o SER em AÇÃO.


Afetivamente,

Dr. Otávio Colonna Vieira
Cirurgião Dentista CRO-RJ 23228
Graduado pela Universidade UNIGRANRIO - 1998
Curso de extensão em Implantodontia - Faculdade Pestalozzi - Niterói
Email: colonna@dentistas.com.br
Perfil: www.dentistas.com.br/colonna


.


 
Dentistas.com.br

Google