Marketing de relacionamento na Odontologia (parte 2 de 3)



Relacionamento dentista/concorrentes

Ter boas relações no meio profissional e social é muito importante, principalmente para dentistas recém formados, aqueles que mudam sua clínica e consultório para outro local e para aqueles que necessitam de indicações como no caso de endodontistas que só realizam tratamentos de canal e odontopediatras que só atendem o público infantil.

O dentista além de uma boa reputação cientifica precisa aumentar seu círculo de relacionamento social e profissional.

De acordo com o artigo 7º do código de ética odontológica, é dever do dentista referir a um especialista qualquer paciente que apresente uma necessidade, onde a solução esteja acima do seu conhecimento e experiência.

Pacientes indicados por outros dentistas também são excelentes fontes para a contínua ampliação de sua clientela. Trabalhar através de indicações é uma troca contínua que acontece entre os profissionais da área odontológica, onde o dentista faz e recebe indicações de outros dentistas.


Relacionamento dentista/funcionários

A maneira de exercer a liderança é essencial para transformação da equipe odontológica num excelente grupo de trabalho.

Para que uma clínica e consultório odontológico caminhem em harmonia, é importante que a equipe de profissionais, formada por dentista, técnico em higiene dental, atendente de consultório, técnico em prótese dentária, auxiliar de prótese dentária, recepcionista, office-boy, motorista e faxineiro, tenha um relacionamento baseado em amizade, respeito e responsabilidade.

Se a liderança exercida pelo dentista estiver calcada sobre a valorização da pessoa, a confiança e o respeito mútuo, esses profissionais chegarão a um nível de relacionamento interpessoal que os leva a sentir que pertencem ao grupo, que são partes importantes do mesmo e que a sua atuação é indispensável à realização dos objetivos que os membros do grupo assumem como se fossem os seus próprios objetivos.

O funcionário é um ser humano como todos os outros, com necessidade de se relacionar com pessoas. Sem cair no envolvimento pessoal, o dentista deve sempre buscar um clima amigável junto aos seus funcionários.


Relacionamento dentista/fornecedores

O marketing nos serviços odontológicos é baseado em relacionamentos, já que todas as ações realizadas são construídas a partir de interações pessoais. Para Gronroos “os serviços são inerentemente orientados para relacionamento”.

O relacionamento entre dentista e fornecedores é tão importante quanto os outros relacionamentos construídos dentro da clínica e consultório odontológico. “No mercado atual, precisamos de toda ajuda possível, os fornecedores devem ser bem recebidos e acolhidos”.

Estabelecer relações duradouras e amigáveis com seus fornecedores é muito importante para o andamento e crescimento da clínica e consultório. Por isso é de extrema importância dar atenção a eles é colocá-los como parceiros, direcionando esforços para que ambos tenham um resultado positivo e cresçam conjuntamente. O fornecedor traz equilíbrio para uma empresa quando trabalha junto a ela, pois a integração é uma das formas mais eficazes de obter o desempenho desejado.

Um dos principais pontos que deve fazer parte da relação entre fornecedor e empresa é seu relacionamento, não apenas um dar ao outro o necessário, como comprar e vender, mas colocar seu fornecedor no planejamento e elaborar estratégias que auxiliem ambos a conquistar uma fatia de mercado maior e melhor.

É de grande importância um bom relacionamento com os fornecedores, pois, eles influenciam no andamento e sucesso da clínica e consultório. O dentista precisa ter em mente que, sem os fornecedores o negócio não existiria e vice-versa.

Acompanhe na próxima semana a conclusão deste artigo:
- Relacionamento dentista/paciente
- Relacionamento paciente/funcionários

NÍSIA TELES
- Graduada em Marketing
- Há 10 anos na Odontologia
- Consultora de marketing para dentistas
- Desenvolve projetos de marketing sensorial na Odontologia
Site: www.markentista.com.br

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