Marketing de relacionamento na Odontologia



Para que um dentista alcance bons resultados em sua clínica e consultório, ele precisa oferecer valor e satisfação para seus clientes. “Valor seria a razão entre os benefícios e os custos, mas o benefício para o cliente não é só o benefício funcional, mas sim este benefício somado ao benefício emocional”. Por isso é importante garantir um ótimo relacionamento com todos os clientes da clínica e consultório odontológico, não só oferecendo-lhes a qualidade técnica, mas transmitindo-lhes confiança e credibilidade.

Um cliente feliz e satisfeito é garantia de novas indicações e comentários positivos.
A clínica e o consultório odontológico deve realizar ações que estimulem o relacionamento a longo prazo com os clientes. Procurando ser constantemente lembrado pela qualidade e dedicação, ocupando uma posição privilegiada na mente dos seus clientes e que represente maior valor em relação aos serviços concorrentes.

O Código de Ética Odontológica permite poucas ações junto aos não-clientes. Isto significa que a maior parte do trabalho possível deve ser feito dentro do ambiente da clínica e consultório.

O grande segredo do marketing na Odontologia está na satisfação e manutenção dos seus clientes, praticando o marketing de relacionamento.
Marketing de relacionamento é o marketing aplicado à manutenção da satisfação do cliente ao longo do tempo, para que haja recompra continuada dos serviços odontológicos.
O marketing de relacionamento busca trabalhar a satisfação dos clientes atuais, porque manter um cliente satisfeito é muito mais barato do que conquistar um novo. Para sobreviver em mercados dinâmicos, as empresas precisam estabelecer estratégias que sobrevivam às mudanças turbulentas no mercado. Têm que construir alicerces fortes que não sejam derrubados pelas tempestades. E isso não será feito concentrando-se em promoções e anúncios. Ao contrário, elas precisam conhecer a estrutura do mercado. Por isso precisam desenvolver relações com fornecedores e distribuidores, investidores, clientes e outras pessoas e empresas importantes do mercado.

Uma das ferramentas mais utilizadas para focar o cliente e conseguir todas as informações desejadas é o marketing de relacionamento, que permite conhecer todos os envolvidos no processo produtivo. Desde a concorrência, passando pelos fornecedores e funcionários, até os pacientes que são os clientes finais. Com o objetivo de integrar o cliente ao processo e alcançar vantagens competitivas de custo e valor.
De acordo com Gronroos (1995), cliente que gera resultado é aquele que retorna e torna-se cativo, pois ele não apenas volta, mas influencia clientes novos.
Adotar o marketing de relacionamento na conjuntura atual do mercado odontológico é fator decisivo. Não se pode dar espaço à concorrência, uma simples brecha permite que ela abra caminho para conquista de um novo mercado.

Acompanhe nas próximas semanas:
- Relacionamento dentista/concorrentes
- Relacionamento dentista/funcionários
- Relacionamento dentista/fornecedores
- Relacionamento dentista/paciente
- Relacionamento paciente/funcionários

NÍSIA TELES
- Graduada em Marketing
- Há 10 anos na Odontologia
- Consultora de marketing para dentistas
- Desenvolve projetos de marketing sensorial na Odontologia
Site: www.markentista.com.br

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