Coluna do Caproni - 05 - Onde e como é o seu consultório ou clinica?


Onde e como é o seu consultório ou clínica?
A localização do seu consultório ou clínica determina os clientes que você tem. Os clientes que você tem definem o seu resultado financeiro, a sua qualidade de vida e o seu prestígio na comunidade.


O ano de 1978 foi diferente para mim e para os meus colegas de turma. No final do ano a tão sonhada graduação no curso de Odontologia. Cada um estava escolhendo o seu equipo e o local onde montaria o seu consultório. Qual era o critério utilizado? O tio tinha uma sala para alugar em um edifício no centro da cidade. Ali seria o consultório! Por que ali seria o consultório? Mas que pergunta mais idiota...

A localização do seu consultório ou clínica determina os clientes que você tem. Os clientes que você tem definem o seu resultado financeiro, a sua qualidade de vida e o seu prestígio na comunidade. Assim quando você está escolhendo o local para o seu consultório ou clínica está também definindo o seu futuro profissional.
Não faz sentido focar seus esforços para atender a clientes jovens de classe média buscando um Ponto, isto é, um local para o seu consultório ou clínica, na periferia ou no bairro mais nobre da cidade. Se você tem o seu consultório localizado numa região da periferia os clientes que procurarão pelos seus serviços serão os da periferia simplesmente porque eles preferem ser atendido na região onde vivem ou trabalham. Por mais que um cliente goste de você ele não vai atravessar a cidade inteira para ir até ao seu consultório ou clínica. A não ser, é claro, que você seja o único profissional da região.
Estacionamento. Devo ou não devo ter? É muito simples: se o cliente se desloca de carro e nas proximidades do seu consultório ou clínica não existe local para ele estacionar o carro você deve ter estacionamento para os seus clientes. Por outro lado, se o cliente se desloca a pé, de ônibus ou de metro, você não precisa ter estacionamento.

A apresentação, a ambientação e a decoração do seu consultório ou clínica. Como deve ser? Deve ter identidade com os clientes do seu público-alvo. Clientes jovens ambientação e decoração jovem. Clientes mais velhos ambientação e decoração mais conservadora e sóbria. Se considerarmos que mais de 60% dos clientes que freqüentam um consultório ou clínica de qualquer especialidade da saúde são mulheres, podemos afirmar que todo consultório deve ter um toque feminino. As mulheres são muito mais detalhistas e observadoras do que os homens e valorizam muito a limpeza e a higiene. Sutilezas! Cuide das sutilezas na ambientação e decoração do seu consultório ou clínica e tome um cuidado especial com os banheiros. Quando tudo correr bem o cliente julgará o seu consultório ou clínica pelo banheiro.

Quando erramos na escolha e na ambientação do Ponto afastamos os clientes de nós e isto é muito ruim. Mas muito pior que isto é o dinheiro que perdemos. Colocar tijolos e concreto no lugar errado pode sair muito caro. Eu tenho visto pequenas fortunas sendo literalmente jogado fora porque o profissional de saúde escolheu de forma errada a localização e aceitou uma ambientação inadequada para o seu consultório ou clínica.

O seu consultório ou clínica deve ficar bonito? Sim, desde que ele respeite as normas e as regulamentações legais, que seja funcional, ergonômico e principalmente que seja focado nos clientes do público-alvo. Se o cliente fica satisfeito você terá motivos de sobra para ficar ainda mais satisfeito.
Cliente satisfeito paga melhor, volta, traz os amigos e os conhecidos.

Quando o assunto é o Ponto todo cuidado é pouco. Neste caso nunca é demais ter um bom especialista da área ao seu lado para ajudar. Aqui as aventuras podem custar muito caro. Sugiro-lhe que leia todos os artigos escritos por Suelena Morais. Ela é arquiteta especializada em saúde e mercado e a leitura dos seus artigos ajudará você a tomar as melhores decisões evitando erros em aspectos críticos do seu negócio.

Dr. Roberto Caproni
Graduado em Odontologia e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciência do Comportamento. É autor do livro bestseller Marketing Aplicado à Saúde que se encontra na 4a edição.
Escreve artigos para jornais e revistas da área da saúde publicadas na América Latina e na Europa. Ministra palestras de Marketing Aplicado á Saúde e o curso MBA Compacto de capacitação de mercado para profissionais de saúde.

Site: www.grupocaproni.com

Na próxima semana:
O QUE É PREÇO?

.


 
Dentistas.com.br

Google