Coluna do Ribeiro - 03 - Identificadores do sucesso


IDENTIFICADORES DO SUCESSO

É fácil identificar o sucesso entre os que atuam nas profissões liberais. São dois sorrisos: o do cliente pela satisfação com o resultado do trabalho e o do profissional, conseqüência do trabalho realizado em alto nível e seu resultado.

Existem, quase em forma de convenção social, alguns identificadores objetivos ou subjetivos do sucesso. Além de ser bom conhecê-los é importante praticar sua identificação em colegas para ir se acostumando com suas características e os ir incluindo alguns entre os seus objetivos:

desenvolver capacidade para merecer o sucesso; já tendo conhecimentos ministrar palestras, conferências ou cursos em con­gressos, entidades ou faculdades; ter algum cargo ou função nestas, ser citado em jornais ou revistas por obras ou idéias em prol da classe, publicar artigos, matérias, capítulos de livros, até ter o seu próprio, ser comentado por colegas como exemplo de profissional ou dedicação, ter boa saúde para enfrentar árduas jornadas, indumentária apropriada e adequada aos momentos certos; objetos pessoais (relógio, pasta, celular, agenda, óculos); boa clientela tanto no aspecto quantitativo como qualitativo; acertar seqüencialmente nos bons investimentos que uma carreira de sucesso propicia e exige; clínica ou escritório, por seu porte, organização e beleza; carro característico; casa ou apartamento, condizente com bom nível apre­sentado nos outros quesitos; chácara e/ou casa na praia e viagens pelo Brasil e ao exterior, desde que bem divulgadas e comentadas.


CAPACIDADE

Para quem vai se expor e candidatar-se ao sucesso, este é um indicador tido como ponto de partida ou condição sem a qual não deve postulá-lo: ter capacidade efetiva e reconhecida na área que escolheu para trilhar e fazer sucesso. Isto já a partir da própria escolha, visto que algumas se propiciam mais e outras nem tanto, como catalisadores do sucesso. Estar no máximo da qualificação quando o sucesso estiver por chegar, a ponto de poder sustentá-lo com uma continuidade em forma de atualização.


APRESENTAÇÕES

Dispondo que conhecimentos e qualificação apropriados a quem se pretende incluir entre os que estão na vanguarda, deve dispor de material e documentação, para gradativamente ir se aperfeiçoando na arte de apresentar palestras, conferências, aulas até chegar ao topo, que é a ministração de cursos. Os que assim fazem, estão se credenciando ao reconhecimento como profissionais de sucesso.


FIGURAÇÕES

Engajados nas atividades de classe, quer em associações, conselhos, sindicatos, cooperativas ou outras agremiações que congreguem colegas de profissão ou ainda em clubes, instituições ou outras entidades leigas, os que fazem sucesso fazem com que seu trabalho sirva como divulgação de sua capacidade e elemento fomentador de seu conceito e imagem.


CITAÇÕES

A medida em que vão se destacando entre seus colegas, tendo trabalhos, iniciativas, descobertas e publicações que o mantém entre os que fazem sucesso, sendo estes os que são comentados em sua categoria profissional, quer em reportagens e artigos, como na forma de citações verbais, tem a vantagem de agregar valor a seu nome, que em marketing profissional é a sua marca.


APARIÇÕES

Por conhecimento, atividades, cargos e iniciativas os que fazem sucesso são normalmente os mais convidados a participar em programas de entrevistas ou debates, quer pelo rádio, televisão aberta ou por cabo, como também em páginas da internet, como as de instituições de destaque.


PUBLICAÇÕES

Matérias na imprensa leiga, sobre temas da sua profissão, tal qual artigos científicos publicados em revistas da classe são produções dos que fazem sucesso, ajudando a divulgar sua profissão ou especialidade, bom como seu próprio nome.


EDIÇÕES

Capítulos de livros, livros com a colaboração de outros colegas ou depois de maior vivência e experiência, escrever seu próprio livro, dentro ou fora da profissão, dão destaque a ponto de levarem ao sucesso ou aumentarem o dos que já o fazem.


COMENTÁRIOS

Nas rodas de colegas ou de profissionais de outras áreas, como alguém efetivamente competente ou capacitado dentro de sua atividade é não só forma de identificação de sucesso, em como fomentador de mais sucesso junto à sua própria clientela.


BOA SAÚDE

A maioria dos que fazem sucesso, gozam de boa saúde. Por isso é importante cuidar-se o suficiente, a ponto de permitir a sua conquista, além de aumentar sua longevidade, podendo assim mais e melhor usufruir o sucesso, impedindo que alguma doença, as vezes simples, o impeça de participar de algo que seja importante em sua carreira.


INDUMENTÁRIA

Os profissionais de sucesso não se identificam por estarem cheios de etiquetas famosas e sim por estarem sempre de forma adequada ao ambiente e ocasião. Preocupam-se com detalhes do tipo combinar gravata com a camisa, o paletó com a calça e o cinto com os sapatos, o mesmo acontecendo com as mulheres de sucesso, que não exagerando da maquiagem e sem ostentações conseguem produzir-se de forma apropriada, sem necessariamente recorrerem a somas de grifes.


OBJETOS PESSOAIS

Aqui sim podem entrar marcas famosas ou alguns detalhes de destaque, como por exemplo, um relógio marcante, uma caneta de marca, uma bolsa ou pasta de nível, um óculos de marca ou modelo conhecido, até outros como celular moderno, uma agenda ou "lap top" atual.


BOAS INSTALAÇÕES

Inquestionavelmente este é tópico característico dos profissionais liberais de sucesso. Provavelmente um dos indicadores mais marcantes e definitivos dos que chegaram lá ou dos que pretendem merecem chegar. Não necessariamente pelo tamanho, mas pelo adequado e compatível de suas instalações.


BOA CLIENTELA

Quantitativa e qualitativamente. Quem venceu ou está por vencer merece ou tem uma clientela à sua altura e de acordo com o tamanho do seu sucesso. Que aumenta a medida em que este se consolida. Conseqüentemente.


BONS AMIGOS

Na vida é importantíssimo tê-los. Para fazer sucesso é fundamental. Serão eles que nos ajudarão a fazer sucesso, a fazer mais, ou melhor, a sustenta-lo e a usufrui-lo. Os melhores são os de toda a vida, pois com o sucesso aparecerão os de última hora, que nem sempre são amigos, ainda que tentem parecer.


INVESTIMENTOS

Certamente os bem sucedidos tem resultados excedentes, que quando bem aplicados, geram mais imagem. Investir em si, no seu local de trabalho e na sua carreira são as prioridades, que depois de conquistadas podem dar lugar a outros indicadores do sucesso.


CARRO

Emoldura um profissional de sucesso, sem necessidade de ostentação, mas sempre compatível e proporcional ao estágio atingido. Se os importados estiveram de moda, os novos tempos farão dos novos modelos, das inúmeras novas fábricas que aqui se instalaram, os preferidos.


CASA

Ou apartamento, dependendo das características e exigências da cidade, é elemento de avaliação, na medida em que os colaboradores do seu sucesso forem convidados a dela usufruírem e a constatarem como tal.


CHÁCARA

Considerando que o sucesso não ocorre por acaso, sendo na quase totalidade das vezes a paga de muito trabalho, o descanso se faz necessário, podendo ser um outro complemento entre os indicadores do sucesso.


PRAIA

Opção mais ostensiva nos períodos de férias e opção para desfrutar dos feriados prolongados, o ter imóvel no mar ou em rio, denota conquistas e permite convívios que possibilitam aumento no número de novos clientes.


VIAGENS

Necessidade dos que conquistaram sucesso nos nossos tempos, as que outrora davam prestígio, não são mais as preferidas de hoje. Roteiro dentro do país, como norte e nordeste, ganharam tal destaque que rivalizam com algumas clássicas, como a Europa por exemplo. Para cumprirem com a característica de indicadores de sucesso, devem ser comentadas e bem divulgadas. Inclusive com postais enviados ou lembranças trazidas.

Viaje em um a um dos indicadores do sucesso acima, além de outros que você particularmente identifique, fazendo de cada um deles e da vontade de usufrui-los um motivador a mais para a sua conquista. Para caracterizá-lo melhor.



Antônio Inácio RIBEIRO
Doutorando em Marketing pela ULR/Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE/FGV, Especialista em Marketing pela PUC/PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB/SP, Administrador pela Universidade Mackenzie/SP.
É autor de 29 livros, tendo já publicados mais de 800 artigos e colunas, 200 no Brasil e 600 no exterior, ministrador de 220 cursos e palestras.
Email: ribeiro@odontex.com.br
Site: www.odontex.com.br
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