Coluna do Ribeiro - 01 - Perfil dos que fazem sucesso


PERFIL DOS QUE FAZEM SUCESSO
atente aos detalhes para compor o todo

O perfil dos que fazem sucesso
é o conjunto de traços da personalidade e do caráter que compõe a silhueta de quem faz sucesso, e nos permite ter uma medida mais exata de quem já está no patamar almejado dos que o mereceram e conquistaram.

Não tem refil. Não se compra, nem se empresta.

Somente se conquista por todos aspectos abordados nesta coluna, em meu livro e em outros mais. Serve para se ter em conta, como forma de preparação e composição para sua candidatura ao sucesso.


EDUCAÇÃO


Resultado de ações para desenvolver aspectos intelectuais, psíquicos e morais de uma pessoa, envolvendo conhecimentos, hábitos socialmente aceitos e boas maneiras.

Por meio dela se despertam aptidões naturais e se as orienta segundo padrões e exigências da finalidade proposta.

Num aspecto que se traduz pela linguagem e com vistas ao sucesso, recomenda-se evitar gírias e palavrões, ao tempo em que a comunicação deve ter por meio o uso de frases bem construídas.

No aspecto da etiqueta, o conhecimento das formas mais cerimoniais deve nortear a conduta, sendo recomendado o conhecimento de suas regras e estilos.


ATENÇÃO


Os que fazem sucesso estão sempre atentos, concentrando sua mente sempre que estão em ação, mostrando-se ponderados, cuidadosos e demonstrando que meditaram acerca do que estão fazendo, assim se aplicando melhor.

Agem com solicitude, consideração, respeito, cortesia e afabilidade, considerando o bem estar dos demais, revelando polidez e se caracterizando quase sempre por serem obsequiosos.

Demonstram interesse, a partir de uma curiosidade pelas coisas dos demais, afora uma abertura e disposição para acompanhar as coisas dos que lhes são caros.


PREPARAÇÃO

Ação dos que com antecedência se dispõem ao conhecimento, prevenindo-se para as necessidades da vida competitiva que irão enfrentar.

No conceito tradicional, envolve a seqüência estudantil até o atingimento de uma graduação, complementada com cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, que podem culminar com MBA, mestrado e doutorado.

Completa-se com a experiência pelas atividades pessoais e profissionais e muitas vezes conta com auxílio de consultores e orientadores, que podem ser profissionais ou não. De seu conjunto e aplicação depende em grande parte o encaminhamento ao sucesso.


DISCRIÇÃO

Considerada como qualidade, que bem pode se constituir em condição para os que pretendem não se arriscar no caminho do sucesso pelo fato de este envolver convívio social.

Denota prudência e sensatez dos efetivamente preparados, na medida em que envolve comportamento recatado e guarda de segredos.

Não precisa chegar a extremos como circunspecção, mas constitui-se bom tino manter sempre alguma reserva, não se expondo em demasia e deixando-se à vontade quando possível e controlado quando necessário.


MODERAÇÃO

Enquanto alguns se arriscam com petulâncias e arrogâncias, imaginando-se isentos de crítica pelo sucesso pretensamente conquistado, outros inteligentemente usam sua capacidade de permanecer na sua exata medida.

Alguns, com altruísmo e comportamento destemido, diminuem-se, isentando-se de falsas imagens ou interpretações. Ser regrado, comedido e sem exageros minimiza a possibilidade de se expor por exageros, demonstrando prudência.

Na aparência, são suaves e amenos, os que fazem verdadeiramente sucesso, sem afetações.


RESPONSABILIDADE

Obrigação assumida por aqueles que se sabem responsáveis pelos seus atos e conseqüências, capacitando-se a prestar contas de seus compromissos e obrigações.

É própria do caráter de quem foi treinado ou educado para assumi-la. Atualmente conta, afora as responsabilidades de cunho pessoal e profissional, a social, diferencial dos que estão em dia com o seu tempo.

Cresce aquele que, além das próprias, assume também as relativas a seu grupo de colaboradores.


IDONEIDADE

Qualidade ou capacidade de quem é suficientemente capaz de exercer sua função de forma correta e competente.

Aptidão e facilidade de desenvolver as coisas corretamente. Por instrução e treinamento se conquista a condição de estar apto para atitudes idôneas.

É um valor com o qual cada vez mais se julgam os candidatos ao sucesso, em virtude de tendências de degradação moral, cada vez mais presente em nossos dias.


CREDIBILIDADE

Característica dos que são cridos. Para se considerar alguém candidato ao sucesso, faz-se necessário poder acreditar em que o postula.

Ser acreditável é uma exigência àqueles que se propõem atender aos demais, razão pela qual as verdades para eles têm de ser absolutamente verdadeiras, sem espaço para qualquer coisa que não seja verídica.

Com sua constatação transmite-se segurança, e algumas das características de quem a tem são a calma e o equilíbrio.


AGILIDADE

Engloba ligeireza, presteza e desembaraço.

Pela primeira, os que perfazem o perfil se mostram rápidos e velozes, chegando próximo da esperteza, sem sua conotação pejorativa.

Pela segunda, se percebem a prontidão e a disponibilidade com que rapidamente se manifestam.

Finalmente, pelo desembaraço se percebe a facilidade e desenvoltura de lidar com coisas difíceis ou importantes.


PONTUALIDADE

Talvez a exigência de pontualidade tenha mais justificativa em nosso país, pela tendência de uma grande parcela de nosso povo a teimar em não ser pontual e ter aceitas pela maioria as suas esfarrapadas e repetidas desculpas.

Não só com as coisas do tempo, mas também com relação à exatidão de atos, visto que muitos não pontuam pela constância e regularidade, alternando erros e acertos.

O respeito pelo cliente é fundamental para a conquista do sucesso, fazendo com que talvez o mais correto fosse colocar este último traço do caráter como o primeiro. Sem ser pontual e sem correção não há sucesso que perdure.

Antônio Inácio RIBEIRO
Doutorando em Marketing pela ULR/Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE/FGV, Especialista em Marketing pela PUC/PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB/SP, Administrador pela Universidade Mackenzie/SP.
É autor de 29 livros, tendo já publicados mais de 800 artigos e colunas, 200 no Brasil e 600 no exterior, ministrador de 220 cursos e palestras.
Email: ribeiro@odontex.com.br
Site: www.odontex.com.br
.

Na próxima semana:
DESMISTIFICANDO O SUCESSO - Onde fazê-lo mais, melhor e rápido

.


 
Dentistas.com.br

Google