Doença Periodontal pode levar ao Diabetes Gestacional

Fonte: Science Daily
Original em inglês: Periodontal Disease Can Lead To Gestational Diabetes, Study Shows

Um estudo realizado pela Universidade de Nova York descobriu evidências de que as mulheres grávidas com doença periodontal são mais suscetíveis de desenvolver diabetes mellitus gestacional do que mulheres grávidas com gengivas saudáveis.

O estudo, liderado pelo Dr. P. Dasanayake Ananda, professor de epidemiologia e promoção da saúde do NYU College of Dentistry, acompanhou 256 mulheres em seus primeiros seis meses de gravidez. Vinte e duas mulheres desenvolveram diabetes gestacional. Estas mulheres tinham níveis significativamente mais elevados de bactérias periodontais e inflamação do que as outras mulheres no estudo.

Os resultados, publicados no Journal of Dental Research, sublinham quão importante é para as gestantes manter a boa saúde bucal.

Segundo Dasanayake, o estudo sugere que "a mulher deve consultar um dentista ao planejar engravidar (...) Tratar a doença periodontal antes e durante a gravidez demonstrou ser seguro e eficaz na melhoria da saúde oral da mulher e minimizando os riscos potenciais".

O Diabetes gestacional é caracterizado por uma incapacidade de transporte da glicose - a principal fonte de combustível para o corpo - para as células durante a gravidez. A condição geralmente desaparece quando a gravidez termina, mas as mulheres que tiveram diabetes gestacional têm maior risco de desenvolver mais tarde a forma mais comum de diabetes, conhecida como diabetes tipo 2.

Tradução: DENTISTAS.COM.BR
Leia mais no
artigo original em inglês


 
Dentistas.com.br

Google