Consultas médicas online crescem nos EUA

Embora as consultas odontológicas exijam mais a presença do paciente que as consultas médicas, dificultando que sejam virtuais, é bom saber que consultas médicas online ganham popularidade nos EUA, trazendo rapidez aos atendimentos e, agora, começando a ser cobertas pelos seguros e planos de saúde.

A notícia é do Los Angeles Times de 4 de fevereiro de 2008: Online house calls click with doctors

Segundo o jornal, com a cobertura crescente dos seguros de saúde, as consultas médicas virtuais para pequenos casos e acompanhamentos ganham popularidade, levando os consultórios médicos finalmente ao século 21.

Desde o advento dos emails, os pacientes tem requisitado por mais ajuda médica de forma online: sem deslocamentos, sem trânsito, sem longas esperas nos consultórios, sem contaminação em consultórios... O artigo cita em tom de brincadeira até mesmo a vantagem de evitar as velhas revistas das salas de espera de consultórios, contaminadas por pacientes que continuamente compartilham ali seus germes... Você já tinha pensado nisso?

Alguns especialistas, incluindo cardiologistas e ginecologistas, também vêem o atendimento online como o ideal para checkups periódicos que não requerem a presença pessoal do paciente.

O problema era que os seguros não cobriam esses atendimentos... até agora.

Na medida desse avanço tecnológico, mais médicos estão adicionando webcams aos seus computadores. A Dra. Christy Calderon, médica de família, por exemplo, conduz metade das suas consultas pelo telefone ou online com a ajuda da webcam: "Ela adiciona um toque mais pessoal".

Leia o artigo original em inglês.
.


 
Dentistas.com.br

Google